Depois da gravidez, eu estava obesa!

21:00

Quando eu voltei a olhar por mim, 2 anos depois de a Leonor nascer, eu cheguei à avaliação física com a minha PT, a Laísa - que podem acompanhar aqui, obesa.

Pedi-lhe que nos escrevesse sobre isso. A minha perspetiva de como foi difícil, de como me anulei e de como me sentia com 12kg a mais vocês já conhecem. Mas sou a única? Não será este o espelho da maioria das mães no pós-parto?

"O pós-parto (no o meu ponto de vista) é a etapa mais complicada para a mãe ter "um tempinho para si".
Com todas as atenções viradas para o novo membro da família, os minutos são contados e acabam por esquecer que elas também precisam de atenção e mimos. É normal receber mulheres com o discurso "Decidi cuidar e dedicar-me a 100% ao bebé e, agora que ele já está maior, decidi cuidar de mim". Quando vamos às medidas, deparo-me que, sensivelmente, 75% das mulheres chegam até mim, estão com obesidade ou no limite do excesso de peso. Muitas vêm com desequilíbrios posturais e dores (pelas mudanças morfológicas que sofrem durante a gravidez), algumas ainda com incontinência urinaria e outros desajustes. Acredito que todas vocês já sabem dos problemas de saúde que estão sujeitas ao estarem com índice de obesidade, mas nunca é demais relembrar que sem saúde não fazem absolutamente nada.


Neste caso, como já passou muito tempo e o corpo já se adaptou a certos movimentos compensatórios (que vão prejudicar bastante as mulheres) há um trabalho de terreno muito árduo que teremos de realizar.

​Vamos estabelecendo pequenos objetivos​ para ser mais fácil​. ​Em cada semana ​há​ um novo objetivo​ ​e cada objetivo é uma nova vitória. Nesta etapa é muito importante o apoio constante e a confiança entre treinador - mamã (quase como um casamento) Para que dê certo, o treinador tem de estar constantemente presente no dia da mamã (seja presencial ou online) e a mamã tem de expor tudo o que sente em relação aos treinos e como se está a sentir naquele dia. Como costumo dizer à​​​ Catarina "Quando não estou contigo, os vídeos a treinar, as fotos da comida, os vídeos da L. a brincar, os momentos divertidos nunca são demais. Eles vão servir para marcar uma trajetória e vão mostrar a tua evolução. Ninguém nasce ​ensinado e todos temos de tentar​!​".


Para as mamãs que estão prestes a dar a luz aproveitem bastante com os filhotes ... mas ​não se esqueçam de vocês.

Não estão a cometer nenhum crime por pedir 60 minutos para cuidarem da vossa saúde. Para isso, assim que a rotina já estiver estabelecida e o médico t​i​​ver​ dado autorização para recomeçar a atividade física, podem iniciar um programa de condição física pós-parto. ​E​ não se preocupem​!​ Segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists​,​ praticar exercício físico não afeta a composição e quantidade de leite materno ou crescimento do bebé.  Porém​,​ é importante que a mãe use soutien próprio para desporto e deverá ser ajustado ao tamanho do peito.


Acabo esta pequena reflexão relembrando que as mamãs que praticam exercício no pós-parto:

 - Melhoram a saúde e bem-estar em geral

 - Aumenta os níveis de energia

 - Melhora a composição corporal

 - Produzem mais endorfinas (aquela famosa hormona que promove sensação de bem-estar)".

MENINAS!! Acompanhem o nosso grupo motivacional aqui! São todas bem-vindas!


You Might Also Like

0 comentários