Ela tem 3 anos - posso fazer algo que possa ter impacto na aprendizagem da matemática no futuro?

21:00

Ela tem 3 anos - posso fazer algo que possa ter impacto na aprendizagem da matemática no futuro?

A resposta é. SIM!

Fui convidada pela Inês Cruz a assistir ao workshop "À conversa com pais... Como desenvolver no meu filho um raciocínio matemático facilitado?", e foi muito bom!

(BTW, acho sempre ótimo, sempre que possível, participarmos em eventos deste tipo - acrescenta-nos SEMPRE alguma coisa benéfica para nós e para os nossos pequeninos).

Porque fui e me foi útil, hoje escrevo-vos este artigo na perspetiva de vos vir a ser útil, também.

De facto, a idade entre os 3 e os 8 anos é fundamental. E se é fundamental em muita coisa relacionada com o desenvolvimento dos nossos pequeninos, com a matemática não é exceção!

Depende de nós pais! Da qualidade do tempo que passamos com os nossos baixinhos: do tipo de brincadeiras, dos jogos, dos presentes, das tarefas domésticas que partilhamos, das conversas diárias etc... e estamos a trabalhar o quê com isto a matemática, perguntam-me vocês?

Estamos a trabalhar MUITAS coisas úteis no futuro, nomeadamente: a atenção, a criatividade, a memória, a curiosidade, a auto-estima, a persistência, a paciência, o lidar com a frustração, o ultrapassar obstáculos, e tantas tantas coisas...!

Neste jogos, nestas conversas do dia a dia... há coisas "brincadas" e "conversadas" muito úteis na aquisição de competências: dentro/fora, grosso/fino, cima/baixo, direita/esquerda, dia/noite, perto/longe/entre, agrupar objetos por semelhança, identificar diferenças, etc...

Como? Jogos adequados à idade, legos, mandalas, culinária... ir ao parque! Ser a criança a ver quando passa a verde para pudermos avançar com o carro, agrupar por cores, o botão do elevador, tamanhos e formas! Experimentar coisas!!! Atividade física e atividade artística - pintar, música, ...!

Tanta coisa tão simples e que nos aparece no dia-a-dia com a velocidade e com a simplicidade da luz!

Mas então, se estamos a falar de matemática, eles não têm que aprender os números antes de ir para a escola?
E o contar, perguntam vocês? o 1,2,3 que tanto nos deixa babadas, tem uma explicação! Podem consultá-la aqui, com a Inês.

Gostaram? Vamos pôr em prática? Devagarinho, chegamos lá! :)


You Might Also Like

0 comentários