Burocracias e Seg. Social - Tudo o que preciso de saber antes de ser mamã!

21:00

Este post tem como principal objetivo orientar as mamãs para aqueles que são direitos e burocracias no âmbito da segurança social.

Abono de família pré-natal

O abono de família pré-natal é uma prestação atribuída à mulher grávida a partir da 13.ª semana de gestação.

Portanto quando completamos 13 semanas, entregamos na segurança social presencialmente (ou através da segurança social direta - se não têm senha, peçam gratuitamente aqui), o formulário devidamente preenchido, bem como a declaração médica comprovativa da gravidez - peçam ao vosso médico de família.

Existem 5 escalões de atribuição desta prestação social, que é paga desde as 13 semanas até ao fim da gravidez, mas apenas os primeiros 4 escalões usufruem de uma prestação paga. O escalão do abono de família pré-natal depende dos rendimentos do agregado familiar, mas podem consultar os escalões aqui.

Pretende-se com a atribuição desta prestação incentivar a maternidade através da compensação dos encargos acrescidos durante o período de gravidez.

Imagem Pinterest


Cheques Dentista

Grávidas, temos direito a (até) 3 cheques dentista para usar desde a gravidez até 60 dias após a DPP (data prevista do parto). Utilizando o primeiro, é com base naquilo que o dentista diagnosticar que podem ser acionados ou mais um, ou mais dois, atingindo três no total.

As situações em que podem ser aplicados os cheques dentista do SNS são imensas e a gravidez é uma delas. Para verificarem se o vosso dentista tem acordo podem verificar esta lista.


Eu já era paciente da Dr.ª Teresa Vale, em Ermesinde, e agora utilizo lá os meus cheques dentista. Neste sentido, é a minha recomendação. Ela é uma benção!

Para acederem ao vosso primeiro cheque dentista devem pedir ao vosso médica de família.

Imagem Pinterest


Isenção de Taxas Moderadoras

As grávidas estão isentas de taxas moderadoras no SNS. No meu caso em particular, na primeira consulta no centro de saúde, às 6 semanas, esse documento foi-me dado no atendimento administrativo. Por aqui o acompanhamento é feito no centro de saúde por enfermagem e médico de família de 4 em 4 semanas e as ecografias do 1º e 2º trimestre realizadas no hospital central. A ecografia do 3º trimestre é feita em local à escolha através de P1 dado pelo médico de família. O acompanhamento passa a ser feito no hospital central também de 4 em 4 semanas em caso de risco na gravidez para mãe e/ou bebé, mediante a especialidade que carece de acompanhamento. Sei que há outras zonas do país em que o acompanhamento às grávidas é feito de uma forma diferente mas aqui pela minha zona é desta forma que funciona.
Todo este acompanhamento é gratuito para a grávida.

Imagem Pinterest


Baixa na Gravidez

Tenho que salvaguardar aqui neste post a situação de risco na gravidez e consequente não disponibilidade para o exercício da atividade profissional.

É um subsídio atribuído à trabalhadora, durante a gravidez, com vista a substituir o rendimento de trabalho perdido, em caso de risco clínico para a grávida ou para o nascituro (criança que vai nascer).

No site da segurança social, encontram super bem explicado as condições para se ter acesso, a duração, o valor a receber, entre outras coisas... e ainda uma explicação sobre o pagamento das prestações compensatórias, ou seja, subsídio de férias e subsídio de natal.

Partilho convosco aqui.

Imagem Pinterest

Tenho previsto mais para a frente realizar um artigo sobre as burocracias sobre o abono de família, licença de maternidade, entre outras burocracias após o nascimento dos nossos bebés.

Espero que vos tenha sido útil <3

You Might Also Like

0 comentários